Arquivo:Guinho1.png

500px

Guinho Lagartus é um lagarto bem humorado que vive com sua mulher Ana e seu filho Ginho na Mansão Monvidéu.

Ele é filho de Jito Lagartus.Guinho está cercado de bons amigos: Ted Bér, Joca Andrade, Terrorzinho, Vanessa Alonga, Arquibaldo Raposão, Doutor Tortuga, Alfred Books, Margarida Almeida e Dave Books.Também desenvolveu uma pequena amizade com Bill o carteiro.

Ele tem 30 anos e trabalha junto com o Professor Raposão em suas aventuras.Foi revelado em Guinho 23 que ele tem mais de 500 primos.

Guinho criança e a aparição de Tessie[editar | editar código-fonte]

Quando criança, Guinho viajava pelos imensuráveis bosques de Ciano com seu paisua mãe e sempre gostava de brincar com os coelhos de ciano escuro que ficavam por lá. Os coelhos cianos dos Bosques Cianos eram conhecidos por sua cor e suas atitudes amigáveis, porém não são todos que se aventuram por esses bosques devido ao medo de que algum monstro cor de ciano que os comerá, felizmente isso tudo são mitos e não existe um monstro ciano lá. Guinho curioso com tudo, resolveu procurar segredos e acabou numa costa onde pôde ver um mar gigante e majestoso onde havia pássaros cantando e voando sobre o mar. Era a primeira vez que aquele mar foi visto e junto com aquele mar, foi visto um monstro, parecido com um dragão sem asas mesclado com um dinossauro marinho gigante, Guinho, impressionado com a vista majestosa do monstro, apenas conseguiu falar uma coisa: "TESSIE!". O monstro logo se escondeu de Guinho e nunca mais apareceu por lá, apesar de tudo isso, ele conseguiu superar ter visto o monstro apenas uma vez e viver normalmente. É dito que Tessie sempre aparece quando Guinho está por perto, entretanto, o mesmo nunca consegue a ver.